Marcado pela diversidade de linguagens e narrativas, o Festival Hidroencena receberá em sua edição de 2025, o espetáculo “Só Para Não Esquecer” da Companhia Teatro Movimento do Estado do Ceará, que integra a lista dos 22 espetáculos teatrais de oito estados brasileiros. A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira (28.08), às 19h30, no Cine Teatro Grimpas, em Hidrolândia, que está localizado a 37 quilômetros de Goiânia, no Estado de Goiás.
Este ano, o evento homenageará a escritora hidrolandense Marieta Telles, autora de várias obras teatrais e figura considerada importante para a cultura local. Fortalecer o teatro e promover intercâmbio entre artistas, produtores, grupos e público de diferentes regiões do Brasil, essa é a finalidade da mostra competitiva, que encerrará no próximo domingo, com a premiação dos espetáculos concorrentes selecionados por meio de edital público.
A Região Metropolitana de Goiânia se tornará um palco de grande celebração da arte cênica com a realização do festival, fruto de uma colaboração entre os três espaços onde ocorrerão as apresentações gratuitas no período de 28 a 31 de agosto de 2025, sempre das 9h às 22h. São eles: Centro Cultural Hidrolandense, Ponto de Cultura Hidrolandense e Cia Grimpas de Teatro.
Mais do que uma competição, o Festival Hidroencena é um espaço de trocas, descobertas e valorização da arte como agente de transformação social. Além das encenações, o evento contará com oficinas, rodas de conversas, debates, atividades de formação e, ainda, a tradicional solenidade de entrega do Troféu Jaburu, que é vista como um símbolo do projeto voltado ao público adulto, infanto-juvenil e familiar, com montagens que transitam entre o realismo, a fábula, o teatro experimental e a crítica social.
“Para essa edição, nossa expectativa é ver a diversidade cultural do Brasil pulsando no palco, tocando o público com histórias potentes e abrindo caminhos para novas conexões”, avalia o diretor artístico do evento, Danilo Felipe. Já o produtor cultural Hélio Martins, informa: “O festival recebeu mais de 250 inscrições de todo o Brasil, incluindo companhias do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Brasília e Goiás. Por isso, ampliamos sua programação para 22 espetáculos, diante da qualidade e diversidade dos projetos recebidos”.
Além de misturar gêneros, sotaques e propostas cênicas, o resultado é uma seleção variada, rica em produções que vão do teatro de rua ao drama psicológico, do infantil à crítica social. O Festival Hidroencena é um chamado ao encantamento, um espaço onde o teatro pulsa e o Brasil se encontra em cena.

Ator e Diretor Teatral John White / Foto: Divulgação
• Os Espetáculos do Hidroencena:
1. Zé do Conto e Algumas Histórias / Cia Criando Histórias
2. No Mundo de Dom Quixote / Arar´Arte
3. O Dia da Caça / Grupo de Theatro Arte e Fogo
4. Exemplos de Bastião / Mamulengo Sem Fronteiras
5. O Menino do Dedo Verde / Imprópria Trupe de Teatro
6. Pílulas – Sua Felicidade na Farmácia Mais Próxima / W3 Grupo de Teatro
7. O Médico e a Princesa / Cia Máxima de Teatro
8. O Testamento de Afonso Quirino / Corpo Cênico Basileu França
9. Invisíveis – Alquimia
10. Os Bastardos da Renânia / Companhia Teatral Vem Viver
11. Um Conto de Amor Nordestino / Coletivo Teatral Sonha que Dá
12. Prosas Fiadas / Coletivo Cerrarteiras
13. Macaco Malandro / Cia Teatral Kabuki
14. A Escritora e o Empalhador de Animais / Cia em Comma de Teatro
15. A Folia do Deus Menino / Imprópria Cia de Teatro
16. A Caixa da Inspiração – Ponto de Cultura / Cia de Teatro “É Isso, É?”
17. Capitão Jozé e o Monstro Lixuoso / Trupe Jonzé
18. Não Bata à Porta / Maria em Cenas
19. Geni – Coletivo de Teatro Experimental Libertas
20. Só Para Não Esquecer – Companhia Teatro em Movimento
• Serviço:
Festival Hidroencena
Período: 28 e 31 de agosto de 2025
Horários: Das 9h às 22h
Locais: Cine Teatro Grimpas, Espaço Amhae e Praça da Matriz
Hidrolândia – Goiânia