Estimular jovens a criar soluções e desafios do Planeta Terra e do Espaço é a finalidade do Nasa Space Apps Challenge que é conquistado pela segunda vez, por estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A competição mundial de inovação da Nasa que contou com estudantes de 163 Países é organizada e liderada na forma de um Hackathon, pelo cientista e engenheiro da computação Marco Linhares, em cidades do interior de São Paulo, a exemplo de Campinas.
A equipe da Unicamp chamada de “Connected Earth Museum” formada por seis estudantes de Engenharia da Computação, Gabriel Alexander Toledo Mendes, Luc Joffily Ribas, Lucas Nogueira Roberto, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer, explora um museu virtual que conecta sistemas e fenômenos globais, aumentando a conscientização sobre as mudanças climáticas e os seus impactos no planeta.
O time venceu o desafio na categoria “Arte e Tecnologia”, que contou com outros 93.520 participantes de todas as regiões do Mundo. “A conquista desta edição ressalta como é fundamental gerar oportunidades que permitam às pessoas desenvolverem os seus potenciais ao máximo, unindo ciência e tecnologia para criarem soluções de impacto”, pontua o cearense Linhares que representa o Projeto Nasa Space Apps Campinas.
• O Engenheiro e Cientista
Nascido em Fortaleza (CE), Marco Linhares é formado na Unicamp com especialização em tecnologias exponenciais pela Singularity University, na Dinamarca, e no Vale do Silício onde ficou imerso em uma base da Nasa fazendo pesquisa e desenvolvendo tecnologias inovadoras.
O engenheiro que é, também, professor de Tecnologias Exponenciais, foi um dos idealizadores do Master Business Exponencial Unicamp, um dos primeiros programas Lato Sensu em execução da Unicamp, com disciplinas de Felicidade, Ética, Moral e Justiça, Diversidade, Empreendedorismo de Impacto, Tecnologias Exponenciais, Alta Performance e Gestão do Futuro.
- Eduardo Galdino/Jornalista