Voltado para o fortalecimento do empreendedorismo feminino na cidade de Juazeiro do Norte, o evento “Elas Empreendem Juá” mostrou, na noite da última quinta-feira (23), das 17h às 21h, no Auditório Solarium da Uninassau, que já é uma das marcas contínuas do trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), no que diz respeito à oferta de cursos profissionalizantes.
O encontro destacou casos de sucesso de mulheres empreendedoras acompanhadas tanto pela SAS quanto pelo CrediAmigo, além de provar como o incentivo e o acesso a capacitações e microcréditos podem transformar vidas e impulsionar negócios locais. A iniciativa que reuniu dezenas de mulheres em um momento de aprendizado, inspiração e oportunidades, teve como base a parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CrediAmigo do Banco do Nordeste.
A empreendedora do ramo da Confeitaria, Telma Oliveira, explicou como aproveitou a oportunidade de se qualificar através dos cursos do setor de Trabalho e Renda da SAS. “Vi uma oportunidade de um curso, que era Bases da Confeitaria, e eu estava iniciando num negócio que eu não entendia, não conhecia, era tudo novo. E então fiz esse primeiro curso. Logo em seguida, eu fiz de Pães Artesanais, de Salgadeiro, fiz todos esses cursos nessa área. Inclusive, estou fazendo um novamente, que é de Salgados e Doces para Festas. E assim, isso era um sonho pra mim, porque eu já empreendia, mas eu achava que faltava algo novo. Eu decidi apostar, não tinha dinheiro para fazer cursos, porque são cursos caros, e aí eu vi essa oportunidade de aprender e empreender em algo novo”, pontuou.

Foi firmada, na ocasião, uma nova parceria entre a SAS e o CrediAmigo, com o objetivo de oferecer suporte e acompanhamento às mulheres que já participaram ou que ainda irão participar dos cursos de qualificação profissional promovidos pelo setor de Trabalho e Renda da Secretaria de Assistência Social. Essa colaboração pretende ampliar o acesso ao crédito, à orientação financeira e às ferramentas de gestão, fortalecendo o protagonismo feminino na economia local.
A titular da SAS, Josy Lima, comentou: “O Elas Empreendem Juá integra um conjunto de ações que visam estimular a autonomia econômica das mulheres e valorizar o papel feminino no desenvolvimento de Juazeiro do Norte, por meio da geração de renda e da inclusão produtiva”.
O evento teve, ainda, momentos de troca de experiências, palestras e depoimentos inspiradores de mulheres que transformaram suas habilidades em negócios sustentáveis, reforçando a importância do empreendedorismo como ferramenta de emancipação e empoderamento social.
- Texto: Eduardo Galdino
- Fotos: Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte