A história da Aspra ganhou um novo capítulo na última sexta-feira (17), na cidade de Juazeiro do Norte (CE), com instalação da nova sede, resultado de muita luta, união e, acima de tudo, amor pela causa dos seus militares estaduais. A inesquecível solenidade de inauguração conduzida pelo subtenente Sócrates foi marcada por uma noite de celebração, conquista e reconhecimento.
O evento contou com um discurso do presidente da Regional Sul, sargento Agnon, que representou com orgulho todos os associados do Cariri; singela homenagem ao subtenente Amaro; fala do tenente-coronel do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) em Juazeiro do Norte, Valdiano e, ainda, discurso do prefeito municipal, Glêdson Bezerra e, também, descerramento da placa da entidade.

A emoção tomou conta da solenidade que teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, a palavra ecumênica do Pastor Francisco Fabiano. O momento histórico organizado pela direção executiva da Aspra sob o olhar da coordenadora estratégica Flaviana Garcia, mostrou que a casa representa a concretização de um sonho coletivo, fruto de união, comprometimento e amor pela categoria.
“Sempre que posso, eu faço questão de estar presente a esses eventos, a esses encontros com os irmãos da gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará”, disse Glêdson em seu discurso reforçando que tem muito orgulho de ter pertencido à PM. O prefeito de Juazeiro ainda ressaltou: “Eu sou um entusiasta dessas instituições que têm essa força, essa importância quanto à sua defesa, à representatividade dos seus associados, essa irmandade que já é peculiar a todos nós.”

• O Homenageado
A nova sede da Regional Sul da Aspra tem o nome do saudoso subtenente Zilvan Amaro da Silva que deixou o seu exemplo de dedicação, coragem e compromisso com a Polícia Militar e a sociedade cearense. O sargento Amaro como era chamado, sempre foi reconhecido por sua simplicidade, firmeza de caráter e amor pela farda.
Nascido em Mauriti no Ceará, Zilvan Amaro dedicou sua vida ao serviço e à valorização da Polícia Militar do Estado do Ceará. Filho de Francisca Maria da Silva e Amaro Pedro da Silva, Sargento Amaro casou-se com Maria Edleuza Leite Fernandes, com quem teve 28 anos de união e construiu uma família de dois filhos, que hoje seguem seus passos, honrando o legado do pai na carreira militar, no Estado do Piauí.
Foi em 15 de setembro de 1994, que ele ingressou na Polícia Militar do Ceará, somando 31 anos de dedicação, compromisso e honra à instituição. Antes mesmo de fazer parte oficialmente da Aspra, o sargento já fazia um trabalho voluntário de apoio e orientação aos colegas, movido por um profundo sentimento de solidariedade e amor à corporação.
A trajetória de sargento Amaro na Aspra Ceará é marcada por grandes conquistas com os associados. De 2011 a 2015, atuou como representante regional, defendendo os direitos dos militares da Região Sul; de 2015 a 2019, exerceu o cargo de secretário do Conselho Deliberativo; e de 2019 a 2023 foi presidente da Regional Sul, período em que consolidou avanços significativos e fortaleceu a presença da entidade no Cariri.
A sua memória permanecerá viva no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele e, a partir de agora, eternizada nesta regional que leva o seu nome. O subtenente Zilvan Amaro da Silva faleceu no dia 25 de fevereiro de 2025, deixando um legado de compromisso, lealdade e, também, amor à causa dos militares cearenses.
• A Regional Sul da Aspra
Tudo pensado com carinho para acolher cada associado e sua família é o que se pode dizer do espaço moderno com segurança, comodidade, excelente estrutura e amplo estacionamento. O lugar é fruto do trabalho incansável da diretoria executiva e de seu presidente, Sargento Borges, que teve ainda, o indispensável apoio dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal, que, na Terra do Padim é representado pelo presidente, Sargento Claudemir, além da dedicação e do empenho da diretoria regional, que tem à frente como presidente, o sargento Agnon e, também, os sargentos Benjamin e Wagner.
“A inauguração desta nova sede não é apenas a entrega de um prédio, é a materialização de um sonho coletivo, de um trabalho sério e comprometimento e da força de uma gestão que representa e inova. Que este espaço seja símbolo de união, acolhimento e valorização dos nossos policiais e bombeiros militares. Que cada parede, cada sala, cada gesto aqui dentro, reflita o compromisso da Aspra com o bem-estar, o respeito e a dignidade dos seus associados,” disse o sargento Borges em sua mensagem final ao agradecer a presença de autoridades civis e militares, dos associados, dos convidados e de profissionais da imprensa.
O atual comandante da instituição ainda fez questão de dizer aos associados da Aspra: “Juntos, representamos, inovamos e realizamos! Aqui você é parte e é protegido! Foi o que exclamou Borges lembrando o slogan da Gestão “Representar e Inovar!”
É importante voltar um pouco no tempo para entender o significado deste momento: A Regional Sul da Aspra se instalou em 22 de junho de 2012, em Juazeiro do Norte, sob a presidência do então Cabo Flávio Alves Sabino. Na época, a sede funcionava na Rua das Orquídeas, 298, anexo 298-A. Um espaço modesto, mas cheio de dedicação, que já servia de acomodação e ponto de apoio para os seus valorosos associados. Mas um novo passo foi dado com o passar dos anos.
Em 17 de agosto de 2018 foi inaugurada a segunda sede da entidade, sob a gestão do subtenente Eliziano Queiroz. O local mais amplo com melhores abrigos ficava na Rua do Cruzeiro, 640. Naquele tempo, o espaço simbolizava o crescimento da instituição, que é vista e avaliada por muitos como a maior e melhor associação representativa de militares estaduais do Norte/Nordeste.
* Texto: Eduardo Galdino
* Fotos: Iury Andrevich 





