A Casa Militar do Ceará que tem atribuições voltadas à segurança de autoridades, como governadores e vice-governadores, comemorou, na terça-feira (14), seus 99 anos de existência. Participaram da cerimônia de aniversário, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o chefe da Casa Militar, tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Alex Ferreira, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, entre outras autoridades.
Na ocasião, Chagas Vieira agradeceu aos militares pelos serviços prestados às autoridades e ao povo cearense. “Eu me sinto muito feliz por estar tão próximo da Casa Militar, por tê-la caminhando comigo ao longo desses quase 10 anos em que estou no Governo do Estado. Cada integrante dessa instituição sabe que, por meio de seu suor, esforço e colaboração, temos feito o Ceará avançar”, ressaltou.
O secretário ainda parabenizou em seu discurso, os homenageados, civis e militares, durante a comemoração dos 99 anos da Casa Militar. “A todos que receberam a merecida homenagem da Casa Militar, quero parabenizar pelo trabalho desenvolvido, cada um em sua área, cada um em sua função, cada um em sua tarefa, todos contribuindo para o desenvolvimento do Ceará. Muito obrigado em nome do Governo do Estado do Ceará”, acrescentou Chagas.
Já o tenente-coronel da PMCE, Alex Ferreira, que está à frente da instituição neste aniversário de 99 anos, frisou a importância do trabalho realizado pelo órgão. “É uma satisfação muito grande para todos nós que fazemos a Casa Militar do Ceará estarmos comemorando 99 anos de fundação. Aqui temos uma instituição que desempenha uma função muito importante, que é a proteção das nossas autoridades. Temos uma longa história de serviços prestados”, enfatizou.
A Casa Militar do Ceará é referência nacional em servir à autoridade máxima do Estado e a outras autoridades essenciais no que diz respeito ao pleno funcionamento das instituições. Ela já capacitou mais de 1.400 profissionais, incluindo policiais militares de diversos estados brasileiros.
* Quase 100 anos de serviços prestados
Criada pela Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926, o órgão foi denominado como Casa Militar da Presidência da Província do Ceará. Só no ano de 1963 é que passou a ser denominada de Casa Militar do Governo, ficando vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual.
O tenente-coronel Homero, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, tem orgulho de fazer parte dessa história. Há 32 anos servindo às forças de segurança do Estado, o oficial revelou a satisfação sobre o trabalho que exerce e a felicidade de ter sido agraciado com uma das maiores honrarias da instituição: Medalha José Moreira da Rocha.
“A Casa Militar presta um serviço de excelência ao Governo do Estado do Ceará e, consequentemente, a toda a população. É por meio do nosso trabalho, na Casa Militar, que os governantes podem exercer o papel estratégico de governança sem se preocupar com a questão da segurança — isso fica ao nosso cargo”, frisou complementando: “É uma alegria muito grande receber esse reconhecimento”.
* As homenagens
Foram agraciados com a Medalha José Moreira da Rocha e a Distinção Honorífica da Casa Militar, os civis e militares. O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira foi escolhido como representante dos homenageados. Ele recebeu a maior comenda da instituição, a Distinção Honorífica da Casa Militar.
“Essa comenda não se deve a méritos pessoais meus, mas sim aos méritos da instituição a qual tenho a honra de pertencer. Sei que todos os homenageados integram uma instituição que contribui para o avanço da sociedade cearense, tornando-a mais justa, mais igualitária e menos desigual”, elencou. “Minha gratidão é em nome de todos que têm a honra de contar com a dedicação desses policiais militares, que integram a Casa Militar”, declarou.
Já a secretária executiva de Acompanhamento de Projetos e Programas, Rita de Cássia, que esteve entre os homenageados com a Medalha José Moreira da Rocha, revelou o sentimento de honra pelo reconhecimento: “É uma grande alegria ser homenageada por esta instituição tão importante, que realiza um trabalho extraordinário. Confesso que estou muito emocionada, me sinto privilegiada e profundamente honrada”.