Foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Elmano de Freitas, documento confirmando a adesão do Ceará ao programa Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Mais de R$ 12 milhões em investimentos é o montante que será levado para o ensino profissional técnico de nível médio, além da implantação de 39 cursos em 11 eixos tecnológicos.
Participaram do momento de assinatura, que aconteceu em Fortaleza, o senador Camilo Santana, o ministro da Educação, Leonardo Barchini; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.
Na ocasião, Elmano de Freitas destacou: “O orgulho do Ceará hoje é a juventude da escola pública do Ceará. Estamos fazendo aqui o melhor para o nosso povo, garantindo escola profissionalizante, escola em tempo integral e vagas nas faculdades. O Ceará não tem dívida com a União, se mantendo em dia há muitos anos. Assim, estamos acessando um fundo de compensação dos estados que deviam. Foi muito bem-vinda essa decisão do Governo Federal, garantindo esse recurso para a educação”.
A educação cearense será proporcionada pelo programa que ampliará o acesso dos estudantes à educação profissional, impactando diretamente na permanência dos alunos na escola e no desempenho dos matriculados dentro das unidades educacionais. A juventude será preparada ainda mais para as exigências do mercado de trabalho.
O senador Camilo Santana informou: “O presidente Lula decidiu que as dívidas dos estados tivessem juros reduzidos, gerando um montante e parte disso será investido em educação. Então, criou-se um Fundo para beneficiar aqueles estados sem dívidas. A contrapartida desse dinheiro é o Estado ampliar as matrículas no Ensino Médio e no Ensino Técnico. É uma forma criativa de ampliar esse investimento na educação.”

Foto: Hiane Braun – Casa Civil
O Ceará possui, hoje, 138 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e mais de 65 mil estudantes matriculados nas unidades de ensino desta modalidade. No total, são ofertados 52 cursos técnicos.
O trabalho do Governo do Ceará em prol do desenvolvimento dos estudantes cearenses foi exaltado pelo ministro da Educação, Leonardo Bachini.
“Vale a pena sim investir na educação. Isso é uma prioridade do presidente Lula, do senador Camilo, do governador Elmano. Vale a pena sim investir nessa juventude. Hoje, só para o Ceará, estamos anunciando um investimento importantíssimo para o ensino técnico. Viva a educação no Ceará” foi o que disse Bachini.
Já o prefeito Evandro Leitão ressaltou: “Todo investimento do Ministério da Educação no Ceará e em Fortaleza, no sentido de melhorar estruturas, ofertar novos cursos e dar mais condições para alunos e professores, é uma motivação maior para os estudantes da rede municipal ingressarem no Ensino Médio com mais vontade de aprender. Esse aporte de R$ 12 milhões para as escolas profissionalizantes é um exemplo dessa motivação.”
- Texto: Eduardo Galdino

