
Em Juazeiro do Norte, a Biblioteca Pública Possidônio da Silva Bem contabiliza aproximadamente 13 mil exemplares em seu acerco, dentre eles, livros de histórias biográficas, ficção, romance, fantasia e poesia. Além de livros, periódicos, cordéis, mapas e fotografias, as publicações incluem CD-ROM, DVDs e folhetos. Nesta quarta-feira, 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, o espaço reafirma sua importância como um centro de conhecimento, cultura e inclusão social.
“A biblioteca é mais do que um espaço cheio de livros, ela é um lugar de encontro, aprendizado e transformação” diz a bibliotecária Joelma Barbosa acrescentando: “Ela garante que todas as pessoas, independentemente da renda ou escolaridade, tenham acesso gratuito à informação, à leitura e à educação. Além de consultas e empréstimos, o espaço é um ponto de encontro entre leitores, estudantes e pesquisadores, promovendo o acesso democrático à informação e o estímulo à leitura em todas as idades.”
Na biblioteca são oferecidos serviços como empréstimo de obras, consulta local, visitas guiadas e ações culturais a exemplo de contação de histórias, palestras, oficinas, lançamentos de livros e cursos de capacitação. Segundo a bibliotecária, o espaço desperta ainda, o gosto pela leitura e ajuda as pessoas a pensarem de forma independente, desenvolvendo a presença crítica e curiosidade intelectual.
- Texto: Eduardo Galdino
- Fotos da Matéria: Reprodução de Site da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte (CE)