Evento de destaque realizado na última terça-feira (21) na Livraria Lello, na cidade de Porto, serviu como prelúdio para a estreia da Fliporto Portugal (Festa Literária Internacional de Pernambuco) no país. A Editora Imeph, empresa cearense, foi representada por sua CEO, Lucinda Marques, no encontro, que reuniu nomes importantes da cena cultural lusófona. A programação evidenciou a forte ligação cultural e literária entre Portugal e Brasil.
O ponto alto da noite foi o concerto-falado protagonizado pela cantora e Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e moderado pelo músico português Pedro Abrunhosa. A dimensão da língua portuguesa, a riqueza da cultura brasileira e o papel vital da arte na construção da democracia e da cidadania, foram celebrados pelo diálogo.
O responsável pela Fliporto, Antônio Campos, entregou à Ministra Margareth Menezes ao final do encontro, em um gesto simbólico de intercâmbio cultural, obras representativas da cultura nordestina. A edição de “Luiz Lua Alegria” que tem o selo da Editora Imeph, estava entre os títulos presenteados.
A participação da CEO Lucinda Marques mostrou a relevância da Editora Imeph no cenário literário nacional e internacional, promovendo a cultura e a literatura cearense e nordestina em palcos de prestígio global. A Imeph é vista como uma editora que tem compromisso com a diversidade de vozes e a produção de conteúdo de qualidade, além de se consolidar como uma das empresas editoriais brasileiras atentas à expansão do diálogo cultural na lusofonia.
Lucinda Marques deu o seu parecer: “Estar presente em um evento desta magnitude, na véspera da abertura da Fliporto Portugal, e ter uma de nossas obras entregue à Ministra da Cultura, é um reconhecimento importante do nosso trabalho na Imeph. Reforça o nosso propósito de levar a riqueza da nossa cultura e dos nossos autores para além das fronteiras do Brasil, fortalecendo os laços com a nossa “língua-mãe.”
- A Fliporto Portugal
A Fliporto Portugal começou nesta quarta-feira (22) e seguirá até o próximo sábado (25), no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. Apoiado pela Fundação Livraria Lello, o festival tem como missão valorizar a diversidade de vozes da lusofonia, marcando um passo significativo na cooperação cultural entre Brasil e Portugal.
- A Editora Imeph
Editora brasileira sediada no Ceará, a Imeph é dedicada à publicação de obras de diversos gêneros, com foco na valorização da cultura nordestina e na promoção de novos talentos. Ela atua ativamente no mercado editorial brasileiro, buscando expandir a presença da literatura brasileira no contexto da lusofonia.
- Texto: Eduardo Galdino
- Foto: Divulgação