Instalada na manhã desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, em frente à Praça da Sé, na cidade cearense do Crato, uma estátua do Padre Cicero foi doada à Diocese do município, que celebrou na mesma data, 111 anos de criação e dedicação. O monumento que mostra a força da religiosidade nordestina é fruto de uma articulação que a Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL) fez em parceria com outros colaboradores.
Participaram do evento de alocação da estátua, o Bispo Diocesano de Crato, D. Magnus Henrique Lopes; o Prefeito Municipal da Cidade de Crato, André Barreto Esmeraldo; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Erico Matheus Brito Duarte, o presidente da CDL do Crato, Francisco Laércio Teles Braga; o Padre Cícero José da Silva, o Reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores e, também, o escritor e historiador Renato Casimiro.
“Uma fé que nasce com o batismo que ele recebeu aqui na Catedral de Nossa Senhora da Penha, na pia batismal, que ainda hoje está disposta à entrada da Igreja da Sé,” foi o que expressou o Padre Wesley Barros, pároco da Sé Catedral. O religioso esteve entre fiéis, autoridades municipais e estaduais, moradores do município e profissionais da imprensa presentes à solenidade de inauguração da estátua com 1,70m e pedestal de 90cm.

Foto: Ascom/Diocese do Crato
Já Renato Casimiro teve o privilégio de saudar o acontecimento. “Compete a estes instantes um breve, que seja, retorno ao sonho de um Cariri muito mais unido por seu futuro, à sombra generosa de graves lições históricas com as quais mais aprendemos sobre os percalços da vida. Oficina de trabalho e recanto de oração nos engrandecem como sociedade, pois se nos viabilizam recursos para o embate, nos fortalecem na fé que muito mais nos anima,” externou o historiador.
Para o presidente da CDL do Crato, Laércio Teles, a estátua é uma forma de resgatar a memória do líder religioso em sua cidade natal, o Crato. “Já foi o cearense do século e é filho do Crato, e nós temos que prestigiar os nossos filhos queridos”, lembrou Laércio ao ser entrevistado pela imprensa.
Ele também acredita ser importante pensar na criação de um museu no Crato com peças históricas que contam a história do chamado “Servo de Deus”. Laércio Teles ainda afirmou: “Esse museu, a estátua do Padre Cicero, o museu histórico, o museu de obras e, também, vai ter aqui em volta, o Memorial Bárbara de Alencar. Então, tudo isso dá pra alavancar o turismo cultural e religioso da nossa região”.