O proprietário do Panorama Hotel, Hildeberto Mendonça e Silva, morreu hoje, no Hospital da Unimed na cidade de Juazeiro do Norte, distante 540 quilômetros da capital cearense. O empresário que sofria do mal de Alzheimer, tinha 84 anos, e residia no bairro nobre do município conhecido por Lagoa Seca.
Casado com Maria Terezinha Menezes Mendonça, Hildeberto comandava o seu hotel, juntamente com uma das filhas. O Panorama, empreendimento construído em sociedade com o amigo Francisco Araújo, hoje, dono do Verde Vale Lazer Hotel, está localizado à Rua Santo Agostinho com a vista dos apartamentos voltada para a estátua de Padre Cícero na Colina do Horto.
O Panorama Hotel foi um marco no setor hoteleiro do Ceará. Na época, vale lembrar, o empreendimento era tido como o maior edifício erguido no Centro de Juazeiro que tinha estacionamento subterrâneo, pelo fato da rua ser estreita. Inaugurado no recuado dia 24 de março de 1984, o Panorama completou, recentemente, 41 anos de funcionamento na movimentada Juazeiro do Norte.
- O Empresário
De tradicional família de Brejo Santo, Hildeberto chegou a ser dirigente do Guarani de Juazeiro e sua filha, Helaine Mendonça, concorreu ao cargo de prefeita na eleição de 2016 pelo PMB. O empresário era filho de Aurino Mendonça, conhecido comerciante de Juazeiro do Norte. O seu pai era proprietário do Armazém Triunfo. E o irmão, também médico, Bosco Mendonça, foi dono do Hospital de Fraturas e Ortopedias do Cariri, onde funciona atualmente, o Hospital Padre Cícero.
Hildeberto era irmão de outros grandes empreendedores: o ex-vice- prefeito de Crato, Humberto Mendonça, que foi proprietário da Usina de Algodão e da Cachaça Xanduzinha. Já Gilberto Mendonça foi dono da primeira concessionária Chevrolet em Juazeiro do Norte e Domingos Mendonça também fez sucesso com a famosa Pizzaria La Favorita, onde funciona atualmente, o Shopping La Plaza na Lagoa Seca.
- Texto: Jornalista Eduardo Galdino.