Debater as condições da mobilidade urbana e, também, de deslocamento com transportes de qualidade para as pessoas terem acesso ao comércio, às universidades, bem como, às estruturas públicas e privadas, essa foi a finalidade maior da Audiência Pública sobre o tema: “Mobilidade Urbana e Passe Livre”, ocorrida na tarde da última sexta-feira (29.08) na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A apresentação ficou a cargo do radialista Jucimar Leite.
Compuseram a mesa da Audiência Pública, o professor Gerson Morais, representando a Universidade Federal do Cariri (UFCA); o coronel Adailton Silva, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran); Cláudio Luz – Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte; o ex-vereador Romão França (PV); o vereador Lukão (PSDB); o radialista e ex-vereador Edinaldo Moura; deputado federal José Airton Cirilo (PT); o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFCA, Natan Pinheiro e, ainda, o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB).
“O governo do presidente Lula lança um programa de investimento de R$ 9.800.000,00 (nove milhões e oitocentos mil reais) para que haja renovação da frota, aquisição de novos transportes e melhoria da mobilidade urbana para as cidades brasileiras”, informou o deputado federal José Airton Cirilo em entrevista à imprensa do Cariri, no final da Audiência Pública, presidida pelo vereador Lukão (PSDB) que, na ocasião, representou o presidente da Casa Legislativa, vereador Felipe Vasques, membro do partido que o nome já diz tudo: Agir!
“Creio que Juazeiro caberia também se credenciar para captar recursos nesse sentido e melhorar a estrutura dos transportes públicos aqui na cidade e pelo que nós presenciamos na audiência pública, nós temos aqui uma dificuldade muito grande de acesso, sobretudo às universidades, que é necessário viabilizar não só o PASSE LIVRE para que os estudantes possam ter acesso ao transporte, porque essa é uma forma de viabilizar que os estudantes mais carentes possam realmente acessar e ir com tranquilidade para a universidade pública ou privada”, lembrou ainda, em sua fala aos profissionais da mídia local, o parlamentar José Airton, que é sensível às causas estudantis.
“A gente precisa melhorar muito, porque o transporte é como o nosso sangue, ele permite a circulação para as diversas localidades da cidade que a gente vive”, poetizou o deputado federal que parabenizou a iniciativa de Romão França e presença, principalmente dos jovens e estudantes, prestigiando e enriquecendo esse debate sobre o transporte público, a mobilidade urbana e o PASSE LIVRE na cidade chamada de “Capital da Fé” por romeiros que lhe visitam todos os anos, sempre nos meses de setembro e novembro.
A falta e a dificuldade de acesso à Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Regional do Cariri (URCA), como também, a Via Metro, empresa de transportes públicos foram as reclamações mais registradas na Audiência Pública, requerida pelo ex-vereador Romão França à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Quem também fortaleceu a Audiência Pública e conversou com a imprensa no final, foi o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB). “O PASSE LIVRE” e o “VAI E VEM” são muito importantes. Conversei muito com o Romão, com vereadores da região, e a gente tem aí um trabalho, temos um projeto já dado entrada desde 2023, para que a gente possa ter o VAI E VEM Intermunicipal, que seja dado aí essas passagens para os estudantes, para aquelas pessoas de Barbalha, Crato e Juazeiro que precisam ter acesso mais fácil ao ônibus gratuito. As pessoas que participaram da audiência escutaram diversos relatos, que devem ser repassados para a gestão municipal. Davi De Raimundão reforçou ainda, em sua entrevista, que tem que ser repassado para os vereadores cobrarem cada vez mais essas indignações que a população, principalmente os jovens estão tendo da diminuição de linhas de ônibus para a UFCA, a dificuldade que eles têm aí nesse acesso, que não está tendo linha de ônibus para todos os bairros. Então isso é muito grave!” Foi o que destacou o parlamentar, ressaltando ainda, que tem também, a questão dos ônibus que, na licitação feita na época, tem a limitação de idade dos ônibus que tem rodando.
Como deputado estadual, Davi assegurou: “As pautas que dependem do Governo do Estado, eu vou, com certeza, cobrar com mais intensidade ao governador Elmano de Freitas para que a gente tenha aí esse VAI E VEM, assim como nós temos já na Região Metropolitana de Fortaleza, que tenhamos o mais rápido possível aqui no Cariri. Já é uma demanda nossa… já é um pedido, mas vamos cobrar para virar realidade. E, vamos também, cobrar dos vereadores, cobrar da gestão, que também façam com que a Via Metro cumpra seus compromissos também.”
• Lukão, a Mobilidade Urbana e o PASSE LIVRE
Assim como a Classe Estudantil, o vereador Lukão (PSDB) sabe o que é realmente um anseio de um estudante, como também, a vontade do ex-vereador Romão França ter aprovado um projeto como esse, que é o PASSE LIVRE, voltado para as pessoas em vulnerabilidade social e/ou hipossuficientes, estudantes, protetores dos animais, artistas, Organizações da Sociedade Civil (OSC) e cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício assistencial do Governo Federal.
“Como fui estudante um dia, sei o que os estudantes sofrem e o PASSE-LIVRE já era para ter acontecido, porque foi aprovado em 2022 aqui, nesta casa e até hoje o Poder Executivo não executou essa importante conquista. Então, eu até repassei, fiz uma fala dizendo que era importante que nós pudéssemos levar para a justiça, para que fosse feito, fosse tirado do papel esta lei”, desabafou em entrevista à imprensa, frisando: “Eu não entendi até hoje, porque o Poder Executivo não executou, porque quando uma lei passa e é aprovada, ou o Poder Executivo vai lá e volta para esta casa, barrando esta lei, ou ele executa, não tem outra opção.”
Na opinião de Lukão, até agora as autoridades não fizeram nada: “Simplesmente olharam para a lei e fingiram que ela não existe, inclusive a lei orgânica do município, que é a nossa Constituição Municipal. Então, ela tem que ser seguida”, disse o vereador, uma pessoa que sempre teve a frente de bandeiras de lutas e, sente ainda, o que a população de sua terra almeja de bom.
“Vou até levar, nas terças e quintas, esse objeto dessa reclamação adiante. Apesar de já ter feito essa parte, nós já fizemos a nossa parte aqui na Câmara, mas nós precisamos garantir que a lei seja cumprida e, principalmente, que a empresa que hoje está aqui, que é a Via Metro, ela não faça o que ela quiser com os juazeirenses”, alertou Lukão, reconhecendo que o evento contou com as presenças de estudantes, representantes da sociedade civil, de formadores de opinião, profissionais da imprensa caririense e do presidente da Associação dos Deficientes Visuais, radialista Veríssimo Santos.
• O que falta para implementar o PASSE LIVRE?
“O que falta atualmente são três coisas fundamentais: Primeira, integração entre o governo federal, estadual e o municipal na luta por isso; Segunda, a falta de vontade política da prefeitura”. E a terceira são os problemas de arrecadação de Juazeiro. Juazeiro hoje deixa de receber um grande montante de arrecadação por não fiscalizar direito os terrenos, não fiscalizar direito as construções”, indagou em sua fala à imprensa, Sued Carvalho, que chegou a ser uma das candidatas à prefeita nas Eleições 2024 em Juazeiro do Norte.
“A pauta do PASSE LIVRE é muito antiga para mim, para a Unidade Popular (UP), o partido que eu faço parte, para o Movimento Correnteza, que é a juventude do nosso partido. Nós estivemos com o Romão França na luta pela implementação da Lei, estivemos na sessão que implementou a Lei. Então, desde 2022, é uma pauta muito importante para nós. Foi pautada na nossa campanha no passado”, recorda Sued comentando: “A prefeitura não busca os investimentos, sequer tentou implementar, sequer iniciou discussões para a implementação, então falta vontade política da prefeitura em correr atrás disso”.
• O que pensa a Classe Estudantil?
“Eu acho que essa audiência, acima de tudo, ela foi um momento muito importante de escutar o povo que vai ser beneficiado por esse Passo Livre, mas não só o povo que vai ser beneficiado, mas o povo que lutou por ele. Esse PASSE LIVRE é fruto de abaixos-assinados, é fruto de mobilização, é fruto de manifestações dentro das universidades, nas escolas, nas praças”, avaliou a estudante de Ciências Biológicas da UFCA, Isabel Andrade, em entrevista concedida à imprensa local.
A estudante, uma das representantes do movimento estudantil, que vem lutando pelo tão sonhado PASSE LIVRE, ainda argumentou: “Eu acho que o balanço desse momento é principalmente da gente trazer mais força da população juazeirense, mais força e mais representação para que a gente possa implementar o mais rápido possível, o direito que já conquistamos e que foi aprovado desde 2022. Então, o balanço dessa audiência é positivo. Espero que a gente saia daqui com mais mobilizações e que, em breve, a gente possa usufruir desse direito na cidade de Juazeiro do Norte”, finalizou Isabel.
* As fotos exibidas na matéria são de autoria de Pedro Sérgio.
* O texto foi escrito pelo jornalista Eduardo Galdino.