O Título de Cidadão Limoeirense foi entregue ao jornalista e gestor público Waldemir Catanho, em reconhecimento à sua trajetória de dedicação à vida pública e às causas sociais, dentre elas, projetos voltados à inclusão e, também, à mobilidade. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (25.08), na Câmara Municipal de Limoeiro, seguida de uma comemoração às 11h, na chácara do vereador Valdir do Suburbão, autor do requerimento que concedeu a referida honraria.
Quem é Waldemir Catanho?
Com uma vida marcada pelo compromisso com o povo cearense, Waldemir é natural de Brasília, mas reside em Fortaleza desde os seus 2 anos. Atualmente, com 55 anos, Catanho é Técnico em Química Industrial pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará. Ele chegou a trabalhar na Fiação Nordeste do Brasil, do Grupo Vicunha, em 1986. Ainda, no mesmo ano, entrou no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atuou no movimento estudantil entre 1988 e 1989.
No ano seguinte, 1990, Waldemir filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e iniciou a militância sindical, integrando a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Fortaleza. Da militância sindical, Catanho passou a atuar como assessor da então vereadora Luizianne Lins, experiência que o levou também à Assembleia Legislativa do Ceará, no período de 2003 a 2004.
Ainda, em 2004, com a eleição de Luizianne para a Prefeitura de Fortaleza, Waldemir assumiu a Secretaria de Governo, cargo que ocupou até o ano de 2012. Além disso, chegou a coordenar entre 2015 e 2022, o mandato de Luizianne na Câmara Federal. Já em 2023, foi nomeado secretário estadual de Articulação Política do Governo do Estado do Ceará.
Outro destaque da trajetória de Catanho é a sua disputa a primeira eleição como candidato a prefeito de Caucaia, em 2024, quando alcançou o segundo turno e conquistou 72.014 votos. Neste ano de 2025, assumiu a Superintendência do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), onde implementou programas de grande alcance, como a ampliação do CNH Popular e o ABC Detran, beneficiando 25 mil cearenses em todos os municípios do Ceará.
Texto / Jornalista Eduardo Galdino.