Um reconhecimento a Jaime Arnaldo Rodrigues e seu ofício em produzir ladrilhos hidráulicos, mantendo há mais de 40 anos, um processo de produção artesanal, ou seja, uma tradição secular que ajuda a inspirar novos artesãos. É o que se pode dizer do Museu Orgânico Fábrica Mosaico de Mestre Jaime inaugurado pela Fecomércio, através do Sesc Ceará, neste sábado, 23 de agosto, na cidade de Barbalha, no Cariri.

Mestre Jaime Arnaldo Rodrigues / Divulgação: Sesc-CE
É importante ressaltar que o ofício de Mestre Jaime atende aos valores excepcionais e universais do patrimônio cultural da humanidade em autenticidade e integridade. É por esse motivo que foi escolhido para ser um Museu Orgânico, o 24º de uma rede de museus que vem sendo construída pelo Sesc no Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande.

Divulgação: Sesc-CE
“Inaugurar o Museu Orgânico do Mestre Jaime é fazer da sua história de vida, a história de uma arte. Colocá-lo dentro do nosso circuito dos Museus Orgânicos, mostra a importância de preservar a nossa história e dá mais força à nossa luta para transformar a Chapada do Araripe em Patrimônio da Humanidade. Hoje esse reconhecimento é de todos nós e agora o mundo todo vai saber que em Barbalha tem o Museu do Mestre Jaime”, opinou o Presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, durante a inauguração do novo Museu Orgânico que fez parte da programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas de 2025.

Mestre Jaime Arnaldo Rodrigues / Divulgação: Sesc-CE