Um novo e moderno espaço de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Ceará será entregue à população de Caucaia, a partir do próximo dia 26 de agosto. O espaço que representa um avanço estrutural e institucional para a comarca está localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 384, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município cearense.
Posicionado como o terceiro maior da Defensoria no estado, ficando atrás apenas das sedes de Sobral e Juazeiro do Norte, o equipamento pensado para melhor acolher às pessoas, assegurando conforto e funcionalidade, está numa área total de 1.290,46 m². O prédio conta com dois pavimentos, recepção com capacidade para até 80 pessoas, brinquedoteca, 17 salas para defensoras e defensores públicos, três ambientes para mediação de conflitos, sala da família, sala de reuniões, espaços destinados a estagiários, almoxarifado, copa e banheiros.
Visando atender a uma reivindicação antiga da cidade, a segunda mais populosa do Ceará, a entrega do novo prédio faz parte das ações da Defensoria Geral voltadas à ampliação e modernização da rede de atendimento à população, especialmente fora da capital. A defensora pública geral, Sâmia Farias, pontuou: “A inauguração da nova sede em Caucaia é um marco importante e uma conquista merecida para a população da cidade. Reforça o nosso compromisso em oferecer mais estrutura e conforto para defensores públicos, colaboradores, estagiários e assessores. Estamos deixando um espaço bastante limitado para ocupar um prédio novo, adequado e adaptado às nossas necessidades, o que permitirá um atendimento mais qualificado aos assistidos e melhores condições de trabalho para toda a equipe.”

Foto: Reprodução
Caucaia que é tida como uma cidade de grandes desafios sociais e altos índices de violência é, também, um território rico em diversidade, com comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. O núcleo local da Defensoria registrou em 2024, mais de 94 mil atendimentos, número 25% superior ao registrado em 2023. Hoje, atuam na unidade 18 defensoras e defensores públicos, além de uma equipe de 28 profissionais, número que deve aumentar com o novo convênio firmado com a Prefeitura, visando ampliar e aprimorar os serviços prestados.
A importância da nova estrutura foi ressaltada ainda pelo defensor público e supervisor do núcleo, Adson Wariss Maia: “A inauguração do novo núcleo da Defensoria Pública em Caucaia irá corrigir um déficit histórico quanto à estrutura e aparelhamento de nossa instituição na comarca, pois há mais de uma década, a nossa estrutura está bem aquém do grande volume de atendimentos que passam diariamente pela Defensoria na cidade. Neste contexto, destacamos o compromisso assumido e cumprido pela defensora geral, Dra. Sâmia Farias, em concretizar este, que era o sonho de longa data dos defensores públicos de Caucaia, bem como, da população em geral”, declarou Adson.
• A nova sede
Ampliar sua atuação em todo o estado e garantir o acesso efetivo à Justiça no interior do Ceará é a missão da Defensoria que é reforçada pela nova sede. O seu planejamento institucional prevê ainda a entrega de uma unidade em Maranguape, como também, a criação dos Econúcleos, modelo de expansão que prioriza sustentabilidade, economia e responsabilidade social com instalação prevista nos municípios de Beberibe, Trairi e São Gonçalo do Amarante. A defensora geral frisou: “Cada nova sede no interior é mais um passo para reduzir distâncias e fortalecer a presença constante da Defensoria nas cidades, pintando o Ceará de verde e levando estrutura adequada aos já reconhecidos atendimentos acolhedores que oferecemos aos assistidos e às comunidades de todo o estado.”
- Eduardo Galdino / Jornalista