O restaurante Pipo em Fortaleza – Ceará, recebeu para almoço, na última segunda-feira (28.07), associados, empresários, lideranças setoriais e autoridades, que compareceram ao espaço para celebrarem os 50 anos de fundação da Associação Cearense de Supermercados (Acesu). O papel transformador do associativismo no Ceará foi reafirmado no encontro tomado pela emoção e homenagens.
Além dos discursos institucionais, o evento teve como pontos altos, as homenagens simbólicas a lideranças que fizeram parte da história da entidade e a fala da primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas. A condução do cerimonial ficou a cargo da jornalista Mari Nascimento, que grifa a comunicação institucional da Acesu.
Todos os presidentes que construíram a trajetória da entidade no decorrer de cinco décadas foram relembrados durante a celebração. São eles: Edson Belchior Ximenes (fundador), Aníbal Feijó, Severino Neto, Gerardo Albuquerque, Nidovando Pinheiro e a atual presidente, Cláudia Novais, que frisou em seu discurso, a força coletiva e o impacto social da Acesu: “Hoje celebramos mais do que uma data; celebramos um legado construído com muitas mãos, idéias e propósitos. O associativismo é, antes de tudo, sobre cooperação. E é com esse olhar que a Acesu se mantém firme no seu papel de representar, desenvolver e aproximar o setor supermercadista cearense de novas oportunidades. Seguiremos construindo juntos os próximos capítulos dessa história, com diálogo, inovação e propósito.”
Quem também subiu ao palco e fez um discurso de agradecimento foi o ex-presidente Nidovando Pinheiro, que ficou à frente da associação entre os anos de 2021 e 2024. Ele reforçou, na ocasião, os avanços conquistados pelo setor durante sua gestão.

Cláudia Novais, Lia de Freitas e Nidovando Pinheiro / Foto: Divulgação
• Homenagens
O momento simbólico da celebração foi marcado por três homenagens que representaram o passado, o presente e o futuro da Acesu. A primeira trata-se de uma homenagem póstuma ao presidente fundador Edson Belchior Ximenes, com a entrega de uma placa à sua filha, Érica Ximenes, feita pelo empresário Alexandre Pinheiro. Na sequência, Aníbal Feijó, presidente em 2012 e membro da diretoria de fundação, recebeu homenagem por sua trajetória associativista, com entrega feita por Nidovando Pinheiro.
A atual presidente Cláudia Novais também recebeu um troféu comemorativo das mãos do ex-presidente Gerardo Albuquerque, em reconhecimento à sua gestão participativa e comprometida com a missão da Acesu.
Já os agradecimentos finais ficaram com a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, que aproveitou para reforçar o papel essencial do setor supermercadista como parceiro do Governo em ações sociais. Ela destacou ainda, a contribuição da Acesu com o programa Ceará Sem Fome.
A primeira-dama do Ceará também ressaltou, através do seu Instagram que, desde 2023, o Governo do Estado já investiu R$ 346 milhões nos cartões Ceará Sem Fome, utilizados por beneficiários em quase 4 mil estabelecimentos espalhados pelos 184 municípios do Estado, sendo muitos deles associados à Acesu. “Recebi ainda a linda notícia de que, no fim do ano, a associação vai promover uma corrida solidária em prol do programa, arrecadando alimentos para quem mais precisa. Que o espírito de compromisso e solidariedade siga inspirando o nosso Ceará”, disse Lia de Freitas.
Um brinde coletivo encerrou o evento, desejando que os próximos anos sejam repletos de novas conquistas, cooperação e desenvolvimento para o setor supermercadista cearense. Ao completar 50 anos, a Acesu reafirma o seu compromisso com o fortalecimento do setor, com o desenvolvimento regional e com ações que impactam diretamente a vida das pessoas em todo o Ceará.